CasaSol - Casa da Sustentabilidade

A CasaSol é pioneira na implantação de Sistemas de Geração de Energia Elétrica Solar no Brasil. Desenvolveu processos inovadores de geração de energia solar que permitem maior rendimento dos equipamentos e menores custos de implantação. Utiliza somente equipamentos de última geração e de marcas mundialmente consagradas. Conta com equipe técnica de excelência, estruturada em função de uma longa e prestigiosa atuação no Setor Elétrico. 

 

CasaSol apresenta o Projeto “O Fim da Conta de Luz”, baseado na implantação de Sistemas de Geração de Energia Elétrica Solar dimensionados para suprir toda a necessidade de consumo de energia elétrica de residências, estabelecimentos comerciais, indústrias e da agropecuária.

 

CasaSol oferece a opção de implantação de Campos Solares, situando os equipamentos de geração de energia solar em local distinto do endereço do consumidor, desde que na área de atuação da mesma Concessionária. Oferece também a possibilidade de compartilhamento de Sistemas de Geração de Energia Elétrica Solar, seja em um Campo Solar, seja no endereço de um ou mais consumidores.  Essas soluções, devido a sua maior escala, proporcionam menores custos de projeto, equipamentos e implantação. 

_____________________________________

EXPERIÊNCIA NO SETOR ELÉTRICO E EM IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS

Implantação de Sistemas de Geração de Energia Solar Fotovoltaica

A equipe técnica da CasaSol é especializada em implantação de Projetos de Geração de Energia Solar Fotovoltaica, podendo ser On-Grid, Off-Grid ou Híbrido.

As normas referentes à geração distribuída de energia solar são muito recentes no Brasil, tendo sido consolidadas na Resolução Normativa 687 da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, de 24.11.2015, e somente em março de 2016 passaram a vigorar normas que permitem a implantação consorciada de projetos envolvendo a geração de energia em locais distintos dos pontos onde ocorre o consumo, desde que abrangidos pela área de atuação de uma mesma Concessionária.

Sendo tão recente a evolução institucional, a implantação de sistemas de geração de energia solar no Brasil se encontra em estágio inicial, chegando apenas a 6,7 MW de potência instalada no final de 2015, correspondente a apenas 0,01% do total de energia elétrica gerada no País.

Nesse contexto a CasaSol é uma das empresas pioneiras nesse mercado, e se destaca pela utilização de equipamentos de última geração, de marcas mundialmente consagradas, e conta com equipe técnica especializada de excelência, desenvolvida inclusive em função de uma longa e prestigiosa atuação no Setor Elétrico.

TRABALHOS EXECUTADOS NO SETOR ELÉTRICO

Segue-se uma relação de trabalhos executados no Setor Elétrico por parte de Sabetai Calderoni, Presidente da CasaSolatuando como consultor independente, coordenador de projetos e presidindo as seguintes entidades:

• Casa da Sustentabilidade – CasaSol;

• Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável – IBRADES;

• Instituto de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável – ICTR

• Instituto Brasil Ambiente.

 

Concessionárias de Energia Elétrica Clientes

 

Sabetai Calderoni, como presidente do Instituto Brasil Ambiente, é o responsável pela certificação de Companhias de Energia Elétrica brasileiras junto à ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, em programas de eficiência energética dessas concessionárias:

 

• AES Eletropaulo – SP

• AES Sul – RS

• Energisa Sergipe – SE

• Energisa Borborema – SP

• Energisa Minas Gerais – MG

• Energisa Paraíba – PB

• Energisa Nova Friburgo – RJ

• Light – RJ

• Ampla – RJ

• CEMAR – MA

• COELCE – CE

 

Eletrobrás

Consultoria para Eletrobrás para implantação de Usinas Hidrelétricas de grande porte no Brasil.

 

Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A – Eletronorte

Projetos elaborados como vencedor do concurso nacional para estudo socioambiental e econômico referente à Usina Hidrelétrica de Balbina, na Amazônia.

 

Usina Hidrelétrica Novo Horizonte

Ex co-proprietário da Hidrelétrica Novo Horizonte, situada no Estado do Paraná, atuando também no planejamento do projeto e negociações para alienação do empreendimento.

 

General Electric

Estudo referente a estratégias para utilização de materiais isolantes elétricos dirigido à General Electric, a maior empresa do mundo nessa área.

 

Carbocloro S/A Indústrias Químicas

Implantação de projeto para garantia de suprimento de energia elétrica. A Carbocloro é indústria eletrointensiva, cujo consumo equivale ao de cidades de grande porte, como a de Campinas.

 

Microlite S/A

Implantação de estratégia de planejamento para a produção de baterias no Brasil.

 

 

TRABALHOS EXECUTADOS NA ÁREA DE MEIO AMBIENTE

E CIDADES SUSTENTÁVEIS

Organização das Nações Unidas – ONU

Elaboração da Política Ambiental para América Latina e Caribe; Elaboração de estudo e publicação de trabalho sobre financiamento de projetos ambientais; Apresentação de trabalho na área ambiental na sede da Organização das Nações Unidas em Nova York.

 

Banco Mundial

Estudos e articulações sociais para implantação de Polo Integrado de Reciclagem no Distrito Federal.

Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação; Ministério da Defesa; Agência Espacial Brasileira – AEB; Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas

Projeto sob coordenação de Sabetai Calderoni para implantação da Cidade Sustentável de Alcântara/MA, cidade sede da base espacial brasileira. Tratou-se de projeto pioneiro de grande fôlego, envolvendo a coordenação de equipe de mais de 200 especialistas ao longo de 3 anos. Em função desse projeto, foi obtido o primeiro atestado de projeto de Cidade Sustentável no Brasil emitido pelas entidades contratantes.

 

Petrobras

Estudos de planejamento de grande fôlego dirigidos à Petrobras.

 

Atuação como membro de Conselhos de Administração

Membro do Conselho de Administração da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB.

Membro do Conselho de Meio Ambiente da FIESP e coordenador do Grupo de Trabalho Cidades Sustentáveis.

Membro do Conselho de Administração da Fundação Pref. Faria Lima, ex-CEPAM.

 

Trabalhos de consultoria

Atendimento a governos estaduais e municípios das regiões norte, nordeste, sul e sudeste; Trabalhos de consultoria dirigidos ao Governo Federal; Participação na elaboração de políticas públicas junto ao Senado e à Câmara de Deputados.

 

Reconhecimento público

Homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo por trabalhos na área de implantação de Cidades Sustentáveis.

 

EQUIPE TÉCNICA

Coordenação Geral

Prof. Dr. Sabetai Calderoni

Engenheiros

Sergio Bandeira

João Pedro Oliveira